Vale a pena morar em república? | Marina Lage Pular para o conteúdo principal
Aperte ENTER para buscar ou ESC para cancelar!

Vale a pena morar em república?

0

Como tudo na vida, morar em república também tem seus pontos negativos e positivos HAHAH! Já fiz um post aqui sobre como encontrar a república certa, e hoje vou compartilhar com vocês os prós e contras de dividir apartamento com outras pessoas!

Um ponto SUPER positivo na minha opinião é poder dividir as despesas e tarefas domésticas! 

Na maioria das repúblicas as despesas são divididas igualmente entre as moradoras e esse valor pode ser fixo ou não. Ou seja, você paga um valor X mensalmente independente da alteração dos valores das despesas (água, luz, materiais de limpeza e etc). As tarefas domésticas também costumam ser divididas entre as moradoras, cada semana uma limpa as áreas em comum ou algo assim (caso não tenham uma faxineira).

Se você tem um orçamento curto, está tentando economizar ou não tem tanto tempo para se dedicar às tarefas domésticas, morar em república pode ser uma boa opção pra você! 

As regras podem ser vistas como algo positivo e negativo! O lado bom é que facilita a convivência e organização do ambiente e o lado negativo é que elas podem gerar conflitos entre as moradoras. As regras podem variar de república pra república, mas normalmente estão relacionadas a permissão de visitas, limpeza do apartamento e coisas do tipo. 

Se você não curte seguir regras talvez deva pensar em uma outra opção de moradia ou buscar uma república que não tenha tantas regras. 

Outro lado positivo de morar em república é o fato de que você conhece muitas pessoas e faz amizades! Com a convivência você acaba se aproximando das pessoas que moram com você e fica amiga reaaal e consequentemente conhece os amigos delas e vise versa! 

Uma coisa que eu aprendi morando em república é que o significado de bom senso varia de pessoa pra pessoa! Por exemplo, pra mim, manter as áreas em comum organizadas é questão de bom senso, mas outra pessoa pode não se importar com a desorganização e não fazer tanta questão de manter tudo organizado.

Acho válido sempre se colocar no lugar da outra pessoac buscar fazer o que for melhor pra todo mundo e evitar gerar conflitos e situações ruins. Conversar e expor o seu ponto de vista também é muito importante, então sempre que algo estiver te incomodando, fale com as pessoas que moram com você!

Esses conselhos são válidos pra tudo na vida, né?! Mas morando em república, é muito importante mesmo! Já morei em apartamento onde tinha gente que não respondia nem o meu bom dia simplesmente porque não ia com a minha cara (e discordávamos de tudo) e em apartamento onde fiz amizades muito especiais que mantenho até hoje!

Enfim, espero ter ajudado vocês de alguma forma!
Beijo

Comentários