Como encontrar a república certa | Marina Lage Pular para o conteúdo principal
Aperte ENTER para buscar ou ESC para cancelar!

Como encontrar a república certa

0

Oi gente, tudo bem?

Se você vai mudar de cidade e está cogitando a possibilidade de morar em república, esse post vai te ajudar bastante! Vou compartilhar algumas dicas, com base na minha experiência, para encontrar a república certa sem stress! 

COMO ENCONTRAR

Acredito que a forma mais fácil de você encontrar uma republica, seja pela internet! Aqui em BH, por exemplo, as pessoas anunciam em grupos específicos sobre isso no Facebook! Você pode pesquisar como "repúblicas femininas BH", "repúblicas no centro BH" ou qualquer outra região da cidade. 

As pessoas divulgam a vaga e você entra em contato com elas pelo post mesmo, nos comentários ou chama inbox! Você também pode postar no grupo que está procurando uma vaga, por exemplo:

Procuro vaga em apartamento no centro da cidade, próximo a faculdade X. Quarto individual e valor máximo de Y reais. 

E ai as pessoas que têm vaga do jeito que você quer entrarão em contato com você da mesma forma.  

PERGUNTAS E ORIENTAÇÕES

É muito importante perguntar e tirar todas as suas dúvidas, saber o máximo possível sobre o lugar que você tem interesse para que não tenha nenhum mal entendido. Algumas perguntas que podem ser feitas nesse momento são: 

Como é a república?
Existem repúblicas que são mistas, ou seja, moram homens e mulheres, tem outras que são só de mulheres e etc. 

Quanto é? O que está incluso nesse valor? 
O valor costuma variar de acordo com a localização e com a quantidade de pessoas que moram na república. Os custos inclusos no valor da vaga também podem variar, por exemplo, tem república que cobra um valor fixo mensal e em outras esse valor pode variar porque não inclui a despesa dos materiais de limpeza, luz e etc. 

O quarto é individual? 
Essa pergunta é importante porque existe a possibilidade do quarto ser individual (só uma pessoa usa) ou compartilhado (onde duas ou mais pessoas usam/dormem).

Quantas pessoas moram no apto?
Pela minha experiência, quanto menos pessoas morarem no apartamento, melhor! Geralmente lugares que possuem muitas pessoas morando têm mais problemas com relação a convivência, costumes, limpeza e etc!

O banheiro é compartilhado por quantas pessoas?
Pode ser que a vaga seja para uma suíte, caso não seja, a faxina do banheiro "comum" é revezada, ou seja, as pessoas que usam o mesmo banheiro combinam como será feita a limpeza dele. 

Como funciona a faxina?
Já vi 3 tipos de limpeza, a primeira é quando a faxina é revesada semanalmente, ou seja, cada semana uma moradora fica responsável por realizá-la (nas áreas que são comuns, cozinha, sala, área de serviço e banheiro, por exemplo). 

Outra forma seria pagando uma faxineira para fazer a limpeza semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, essa opção também pode ser alternada com a opção acima, por exemplo, uma semana uma moradora limpa, na outra uma faxineira faz a limpeza e por ai vai.

A terceira opção é quando a limpeza é revezada entre as moradoras mas cada uma fica responsável por limpar um cômodo da casa, exemplo: Fulana limpa a sala essa semana, Ciclana a cozinha, e Beltrana a área de serviço e o banheiro e ai na semana seguinte essa ordem é alterada. 

Quais são as regras do apto?
Essas regras podem variar MUITO de um lugar para o outro. As visitas podem ser proibidas em um lugar e em outro totalmente liberada, pode ter um dia certinho para lavar roupa e etc. 

Vocês permitem visita? 
Como disse no tópico acima, tem lugar que não permite visita e outros permitem. É importante saber disso caso você tenha a intenção de receber seus familiares, amigos e etc no final de semana ou em alguma data específica.

Você poderia me mandar fotos do apto e do quarto? 
Ter uma noção de como é o ambiente antes de conhecê-lo pessoalmente facilita muito e te poupa tempo porque você pode eliminar/selecionar opções de acordo com os lugares que mais te agradam visualmente. 

AGENDAR VISITA

Antes de você escolher um lugar, é essencial conhece-lo pessoalmente! Então marque um horário com a pessoa responsável e vá conhecer o apartamento/casa.

Durante a visita tire qualquer outra dúvida que você ainda tenha e conheça cada cômodo do lugar. Vale também perguntar como é a rotina das pessoas que moram lá, se elas estudam, trabalham, se ficam o dia todo fora de casa e etc. 

MUDANÇA 

O período de adaptação pode demorar um pouquinho, mas logo logo você se acostuma e se familiariza! Para que essa mudança seja positiva e dê certo, você deve seguir as regras direitinho, ter bom senso e não invadir o espaço das outras pessoas.  

Enfim, acho que essas são as principais dicas e informações que eu poderia dar com relação a isso! Espero ter ajudado vocês! Se você ainda tiver dúvida sobre, comenta aqui embaixo ou então me chame no Instagram @marinalafig


Comentários