Um dia em Ouro Preto - Minas Gerais | Marina Lage Pular para o conteúdo principal
Aperte ENTER para buscar ou ESC para cancelar!

Um dia em Ouro Preto - Minas Gerais

2
Oi gente, tudo bem?

Há alguns meses atrás o pessoal do meu curso organizou uma excursão para Ouro Preto, com o intuito de conhecer a cidade, arquitetura, igrejas e etc. Nessa viagem eu tirei milhões de fotos e vim compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência nessa cidade histórica


Esse é o Museu da Inconfidênciaele é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares. Lá vocês encontraram vários itens do período do Brasil Império, tanto da monarquia, quanto relacionada aos escravos e índios.

Nos arredores dessa praça (Praça Tiradentestem vários barzinhos e restaurantes com comida boa e barata. 


Andei pela cidade toda a pé e eu te aconselho a fazer isso também, a experiência foi incrível, me senti em uma novela de época HAHAH. As casas em estilo colonial, os museus e igrejas com arquitetura barroca são um charme e se você fizer o percurso de carro, por exemplo, não vai observar tanto quanto se for a pé, entende? 


Uma das igrejas que conheci foi a de Nossa Senhora do Carmo (foto acima). Se eu não me engano, a maioria das igrejas e museus cobram entrada (estudante paga metade), ou seja, prepara o bolso se você quiser conhecer o interior desses lugares - vale muito a pena! 


Descendo algumas ladeiras, você encontra essa feirinha. Lá vende de tudo, desde itens de decoração feitos em cerâmica, argila e madeira, até doces e bebidas alcoólicas. Os preços variam um pouco, mas dependendo do que for comprar compensa, tipo comidas típicas.  


Olha que gracinha essas coisas! Tem porta joia, imagens de santos, pratos, tudo enquanto é enfeite!  


Do lado da feira, tem a Igreja de São Francisco de Assis, ela foi projetada pelo pai do Aleijadinho e a ornamentação interna é do Aleijadinho. Ela é considerada um dos exemplares mais ricos do Barroco mineiro e da obra do Aleijadinho e dentro dela está enterrado o Aleijadinho e seu pai, o artífice Manoel Francisco Lisboa e diversas lideranças religiosas do período colonial em Ouro Preto.

Mesmo você não sendo uma pessoa religiosa, acho válido entrar e conhecer essas igrejas, porque apesar do exterior ser um pouco parecido, o interior é completamente diferente porque naquela época tinha igreja para os nobres e para os escravos e negros alforriados e isso é bem perceptível por causa da ornamentação delas. 


Essa foto eu tirei no Museu Casa dos Contos. Lá tem do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e no térreo ou subsolo (não lembro exatamente), tem uma senzala. Eu achei bem massa visitar a parte onde tem as moedas/ dinheiro que foram usados nos séculos passados, vi até a nota de 1 real e a de 20 com aquela marca vermelha, SIM EU SOU DESSA GERAÇÃO, BJOS. 

A parte da senzala me deixou muito mal, porque lá tinha além dos objetos, explicações e imagens de como os escravos eram tratados, o lugar onde eles viviam e etc. Entrar lá deu uma sensação muito estranha e me fez pensar no quanto foi cruel, enfim... 


Minhas considerações finais são, as ruas de Ouro Preto são íngremes e estreitas então, vá de tênis ou com um sapato bem confortável. Te aconselho também a levar um caso e dependendo da época, leve um cachecol e uma blusa mais quentinha porque lá faz MUITO frio. 

A noite os bares costumam ficar bem movimentados e vira e mexe tem alguma festa em república. Para os compromissados, lá tem um clima ótimo para você ficar bem de boa com o @, barzinhos bem aconchegantes e lindos, com comida e música boa. 

Última dica: visitem os sites dos museus para saber direitinho o dia que eles abrem, horário para visitação e etc. E se você não tiver muito conhecimento de história, tiver um guia ou alguém que saiba um pouquinho a respeito, pode ser que você boie nesses lugares. Porque os guias dos museus não explicam muito e dependendo do dia e horário, fica lotado e não dá pra você fazer muitas perguntas para eles. 

E ai, vocês já conheceram Ouro Preto? Tem vontade de ir lá? Comenta aqui embaixo o que você achou da cidade e desse post.

Beijos!

Comentários

  1. Amei o post!! Fiquei com muita vontade de conhecer OP. Ainda nao tive a oportunidade :(
    Seu post ficou bem informativo, miga UHAUSHSAHA

    bjbjjb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você ainda não foi lá? Quero muito voltar e conhecer outras que são lá perto HAHAHAH.

      Fico feliz que você tenha gostado do post ♥.
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário